Ano de formação: 2009
Líder(es) do grupo: Maria Aparecida Resende Ottoni e Maria Cecília de Lima
Área predominante: Linguística e Linguística Aplicada
Instituição: Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Órgão: Instituto de Letras e Linguística - ILEEL
Por onde começar
Quando começamos a estudar ADC pode ser difícil se localizar e organizar um bom repertório de textos para entender os conceitos basilares, as múltiplas abordagens e compreender a teoria. Por isso, organizamos uma lista de primeiras leituras para os novos analistas críticos de discurso, para os curiosos e para quem quer participar das reuniões do GPE ADC&LSF. Confira também a aba de produção científica para mais materiais.




Alguns livros basilares da ADC
Discurso e Mudança Social de Norman Fairclough. A publicação de 1992 foi traduzida e publicada no Brasil em 2001. Apresenta as concepções de Fairclough para a análise de discurso crítica.
Discourse in late modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis de Lili Chouliaraki e Norman Fairclough. Publicado em 1999, este livro não foi traduzido ao português. A obra apresenta as mudanças que ocorreram na abordagem dialético-relacional da ADC.
Analysing Discourse: Textual Analysis for Social Research de Norman Fairclough. A obra publicada em 2003, também, não traduzida, é pensada para pesquisadores sociais que querem trabalhar com análise textual. O livro apresenta possibilidades da análise textual na abordagem dialético-relacional e retoma conceitos apresentados pelo autor anteriormente.
Discurso e Poder de Teun A. van Dijk.
Cognição, discurso e interação de Teun A. van Dijk.
Uma ideia sobre a Linguística-Sistêmico Funcional
An Introduction to Functional Grammar de M. A. K. Halliday, revisado por Christian M. I. M. Matthiessen. Com sua quarta edição publicada em 2014, a obra sem tradução ao português, apresenta a Linguística Sistêmico-Funcional.
Introdução à Gramática Sistêmico-Funcional em Língua Portuguesa de Cristiane Fuzer e Sara Regina Scotta Cabral. Esta obra de 2014 faz parte da Coleção as Faces da Línguística Aplicada e apresenta o pensamento de Halliday discutindo aplicações no português.

Discussões em ADC no Brasil